Banho de balde em bebê: saiba como fazer corretamente

O banho de balde em bebês tem chamado cada vez mais a atenção das novas mamães e ele substitui a famosa banheira de bebês. Mas como é esse banho de balde? Você pode utilizar um balde qualquer para dar os primeiros banhos no seu bebê? A resposta é não.

O balde para o banho dos bebês na verdade é conhecido como ofurô para bebês, e sim, ele é muito parecido com um balde comum, mas pode ser muito mais seguro, confortável e prático para o banho de um bebê do que uma banheira comum e abaixo você irá descobrir o porquê.

Por que dar banho de balde em um bebê?

Por nove meses, seu bebê se sente seguro, confortável e seguro no útero. Após o nascimento tudo muda para o seu bebê, que de repente experimenta luzes brilhantes, novas visões e sons, fome, gravidade e um mundo sempre em movimento. O Ofurô para bebê foi desenvolvido em cooperação com médicos, enfermeiras e outros especialistas para facilitar a transição do ambiente seguro do útero para o novo mundo, e por isso os bebês se sentem tão acomodados e seguros quando tomam banho em um ofurô para bebê, ficando mais calmos em uma posição fetal que é familiar.

Como usar o ofurô para bebê

Quanta água devo usar?

O Ofurô para bebê tem uma marca de água de 13 cm e a água deve chegar ao peito do seu bebê. Se o seu bebê ainda é muito novinho, durante as primeiras semanas recomenda-se que você aumente um pouco o nível de água para que os ombros do seu bebê estejam cobertos. Tudo o que você precisa fazer é ajustar o nível de água dependendo do peso do seu bebê. Se o seu bebê é maior, reduza a quantidade de água, por exemplo. Lembre-se que as marcações de nível de água são destinadas apenas como guia, já que nem todo bebê é do mesmo tamanho.

Como faço para segurar meu bebê no ofurô?

Na posição “sentada”, a forma arredondada do Ofurô para bebê ajuda a apoiar o seu bebê. Você só precisa apoiar a cabeça do bebê sob o queixo, e a vantagem é que você tenha sempre uma mão livre para lavar e confortar seu bebê. Na posição “flutuante” você tem uma mão sob o queixo do bebê e a outra na parte de trás da cabeça; Você também pode colocar ambas as mãos sob as axilas do seu bebê.

É seguro?

Sim! O Ofurô para bebê é seguro porque foi pensado de tal forma que a água cria uma maior estabilidade para o bebê, mas você deve estar sempre com ele nesse momento do banho, nunca deixando-o sozinho, é claro.

É ruim se meu bebê quiser se levantar do ofurô?

Não, porque o seu bebê desenvolve uma maior habilidade de flutuar por causa da água, e isso irá encorajar seu bebê a aprender a ficar de pé. Já houveram estudos comprovando que crianças que tomam banho no ofurô para bebê aprendem a andar mais cedo.

Por que não posso usar um balde comum?

Um balde doméstico não foi projetado para isso e o formato do balde não é adequado para que os bebês possam ficar lá com segurança. Além disso, você não deve utilizar um balde comum porque:

  • Os baldes normais não têm um fundo antiderrapante.
  • O fundo não é curvo e, portanto, não dá suporte ao bebê.
  • Os bebês descobrem seu novo mundo tocando e colocando a boca nas coisas. Os pigmentos em baldes de plástico provavelmente contêm elementos tóxicos, enquanto os ofurôs para bebê não.
  • A alça do balde pode facilmente machucar os dedos do bebê, além do risco de que o balde seja puxado e caia sem querer.
  • Os baldes normais são muito baixos e estreitos. O nível da água é, portanto, baixo e os bebês não ficarão em água morna por muito tempo.
  • Usar uma balde maior não dá à criança uma posição sentada confortável.

O Ofurô para bebê é adequado para o banho em bebês recém-nascidos?

Sim, os ofurôs para bebê são projetados para que seu bebê recém-nascido se sinta seguro ao se banhar. Como no útero, seu bebê ainda pode se mover livremente enquanto se sente seguro e protegido, e você só precisa apoiar a cabeça do bebê debaixo do queixo com uma mão enquanto tem a vantagem de lavar e segurar o bebê com a sua mão livre.

Após aproximadamente 12 a 16 semanas, seu bebê terá força suficiente para sustentar seu próprio pescoço e você pode usar ambas as mãos para dar banho.

Posso banhar meu bebê no ofurô enquanto ele ainda tem cordão umbilical?

Sim, uma vez que não ocorrem infecções ou problemas devido a este tipo de banho em relação ao cordão umbilical.

Até que idade o ofurô para bebê pode ser utilizado?

Os benefícios terapêuticos do Ofurô para bebê, como aliviar cólicas, gases e dar tranquilidade e confinamento da posição fetal, são aplicáveis ​​até cerca de seis meses de idade. No entanto, os aspectos práticos da banheira duram muito além desta etapa, podendo seu uso ocorrer até os três anos de idade.

Qual a diferença entre o ofurô para bebê e as banheiras para bebê comuns?

O design do Ofurô para bebê é único, pois imita de maneira muito similar à forma e a maneira como o bebê se posiciona no útero da mãe, e o ofurô ainda é alto o suficiente para manter o bebê aquecido em todos os momentos do banho.

As banheiras para bebê convencionais são muito largas ou muito curtas e, portanto, esses benefícios para o banho do bebê, como deixá-los mais calmos não acontecem de fato. Além disso, o ofurô para bebê se mostra muito mais prático para as mamães, possibilitando que elas facilmente segurem o bebê com uma mão enquanto dão o banho com a outra mão, sendo essa uma opção totalmente segura.

Portanto, os ofurôs para bebê são uma ótima nova opção, desde o primeiro banho do seu bebê até cerca dos 3 anos de idade, onde você tem uma solução mais prática e confortável para o novo membro da família até que ele passe de vez para o banho no chuveiro.