Canções de ninar para seu filho dormir bem, e rápido!

Tem coisa mais fofa do que um bebê dormindo tranquilamente, e permitindo que a mamãe também dê um cochilo? Bom demais! As canções de ninar ajudam a acalmar os pequenos, que podem adormecer feito anjinhos ouvindo a voz materna ou aquele CD que é pura ternura.

Por definição, canções de ninar são músicas cantaroladas pelos pais, avós, cuidadores – e até professores – para o bebê dormir. Para alguns especialistas, fazem parte das primeiras manifestações culturais às quais temos contato: os acalantos.

Através de músicas e letras muitas vezes sem muito nexo, eles fazem parte da rotina de casas de todos os tipos, nos mais variados recantos e condições sociais.

Outra possibilidade é a mãe fazer uma versão mais suave, delicada, de uma música que gosta, ou seja, transformá-la em canção de ninar para o neném pegar no sono rapidinho. Simples assim…

E não importa se está com afinação perfeita, a letra correta. O importante é não errar o tom do amor! Aliás, algo que as mamães têm de sobra, não é mesmo?

Para começar nossa sessão top de sugestões para ajudar o seu filhote a adormecer, veja 10 canções de ninar antigas, mas que continuam embalando o descanso dos bebês geração após geração:

  • Boi da Cara Preta
  • Brilha, Brilha Estrelinha
  • Carneirinho, Carneirão
  • Dorme Menina
  • Frère Jacques
  • Nana Neném
  • Peixinho do Mar
  • Sapo Cururu
  • Se esta rua fosse minha
  • Tutu Marambá

O curioso é que as músicas de ninar tradicionais vão adquirindo novas versões, variações em suas letras com o passar do tempo. Por isso, não existe uma mais certa que a outra.

Também nem sempre fazem muito sentido ou são assim tão ‘positivas’. Querendo, é só trocar a parte da letra que incomoda.

O acalanto ainda é influenciado pelos regionalismos, resultando em versões com símbolos e personagens locais.

Tem mais: canções para acalentar o soninho das crianças em francês, mas com cantadas por pais brasileiros, mesmo quando não sabem a letra.

Vale tudo para fazer o neném dormir!

Confira três canções de ninar bastante famosas:

1. Bicho-Papão

Bicho-papão
Sai de cima do telhado
Deixa esse menino (ou o nome do bebê)
Dormir sossegado (a)

2. Boi da Cara Preta

Boi, boi, boi,
Boi da cara preta
Pega esse menino (ou o nome da criança)
Que tem medo de careta

3. Nana Nenê

Nana nenê
Que a Cuca vem pegar
Papai foi na roça
Mamãe foi trabalhar

Nana Nenê é a mais popular de todas as cantigas. Quem nunca ouviu os clássicos versos acima e, ainda, “Desce gatinho/ De cima do telhado/ Pra ver se a criança/ Dorme um sono sossegado”?

Outra sugestão de música de ninar muito procurada atualmente vem do trabalho do grupo Palavra Cantada. Ele possui um CD incrível para manter as crianças pequenas para lá de sonolentas. Veja os títulos das 22 canções de ninar:

  1. Vagarinho
  2. Negro céu
  3. Acalanto pra você
  4. Dorme
  5. Depois de
  6. Carneirinho 1,2,3 – Palavra Cantada
  7. Uma era
  8. Tudo tudo tudo
  9. Bondinho
  10. Sono de Gibi
  11. De ninar
  12. Sono preguiça
  13. Boa noite
  14. Dorme em paz
  15. Soneca
  16. Pro nenê nanar
  17. Ser
  18. Vovó
  19. Meu Anjo Sim – Palavra Cantada
  20. A chuva
  21. Lá vai alguém
  22. Só quero ver

Depois que crescem, as crianças podem até ter atração por tecnologia, jogos e brincadeiras bem diferentes de outras gerações. A modernidade tem seu encanto, afinal…

Mas, enquanto são bebês, geralmente são canções antigas, repletas de folclore, que tornam suas vidas mais felizes, e seu descanso mais profundo. Ainda mais se for com o som da voz da mamãe entoando uma bela canção de ninar…

Bons sonhos! Até breve…