Canguru para bebê: Entenda sua utilidade e saiba como usar

As mães mais modernas circulam por aí à vontade carregando os filhos em um canguru para bebê. Mas muita gente ainda não conhece bem a utilidade do acessório. Por isso, ele é o tema de hoje. Vamos lá!

O que chama atenção logo de cara em cangurus para bebê ou nos slings é o fato de a criança poder ficar calminha ali, pertinho do coração da mãe, sentindo suas batidas, semelhante ao que acontecia no útero. Uma espécie de flash back do ventre materno…

Um canguru para neném pode ser útil especialmente quando for preciso levar a criança a algum lugar, ou a um passeio, com direito a caminhada mais longa.

Na correria diária, com tantos afazeres, nada melhor do que contar com produtos que facilitam o ir e vir, ainda mais com um bebezinho na família, concorda?

Em geral, o canguru para bebê pode ser usado em todas as idades, porém, alguns cuidados são necessários. Veja exemplos:

  • Para garantir a segurança, verifique se o canguru tem alças nos ombros e cinto para a cintura de quem carrega. Estes itens ajudam a distribuir melhor o peso do corpo da criança sem sobrecarregar os pais.
  • A posição ideal é aquela na qual a criança fica de frente para a mamãe ou papai, barriga com barriga.
  • Quando o bebê estiver olhando para a frente, corrija a posição do pescoço/rosto para não prejudicar a coluna dele.
  • Os cangurus para bebê devem ser colocados de forma que a cabeça da criança fique na altura do queixo do adulto que estiver carregando o acessório.

Existe atualmente uma infinidade de marcas e modelos de canguru para bebê. São bastante atraentes por suas cores e estampas, mas beleza só, como você viu, não é tudo. Fique de olho na qualidade do produto.

Mulheres (e homens também) que não abrem mão de praticidade e estilo no dia a dia estão aderindo ao canguru para transportar seus filhos com conforto e bem-estar.

A teoria da exterogestação, cangurus e slings: o que eles têm a ver?

Sim, existe uma tal de teoria da exterogestação. Vou tentar resumir aqui, que a história é longa e eu gosto de simplificar as coisas para você…

O bebê humano é imaturo mesmo nascendo com 40 semanas. Seu sistema nervoso central ainda não está completamente desenvolvido. Mas ele nasce antes disso porque, simplesmente, se fosse para esperar o tempo de amadurecimento ideal, as cabeças não passariam pela pélvis das mães.

A natureza é incrível, não é mesmo? Ok, então, olhando por esse ângulo, #somostodosprematuros. Ou seja, precisaríamos passar um tempinho extra, ter uma prorrogação do contato com o útero materno. A teoria da exterogestação vem daí…

E o canguru para bebê ou o sling ajuda a reproduzir um pouco das condições para que a criança possa se sentir ‘em casa’ outra vez. Isso é o que chamam de gestação fora do útero. Espero ter explicado razoavelmente bem. Se tiver algum médico aí, por favor, pode corrigir!

Algumas culturas levam a gestação fora do útero muito a sério, ou melhor, consideram a exterogestação essencial para a vida de ambos, mãe e filho. Por isso, eles permanecem juntinhos assim durante o maior tempo possível.

Um tipo de incubação na qual a criança fica livre de cólicas e experimenta a segurança como se estivesse no ventre, além de ter acesso mais fácil ao seio para garantir o rico leite materno.

Então, viu como um canguru para bebê pode ser útil? Converse sempre com seu médico para tirar dúvidas e saber como escolher o melhor carregador para o seu filho.

Até breve com outras dicas!