Como dar banho em bebê: Confira o passo a passo

Algumas pessoas têm até medo de pegar um recém-nascido, com receio de “quebrar” alguma parte dele. Não é à toa: o corpinho do bebê é frágil, não tem firmeza e precisa de cuidados especiais ao ser tocado. Veja hoje o passo a passo do banho do nenê.

1º. Prepare tudo antes de começar o banho. Tenha por perto: álcool 70%, toalha macia, pomada contra assadura, sabonete neutro, gaze e algodão; roupa e fraldas limpas, enfim, o que for necessário.

2º. Feche portas ou janelas próximas se perceber que existe uma correnteza de ar no local, pois o bebê não deve passar por mudanças bruscas de temperatura.

3º. Faça a higienização da banheira com um pano úmido e/ou álcool, se preferir.

4º. Despeje água morna na banheira – o suficiente para cobrir as pernas do recém-nascido sentado é a quantidade ideal (no máximo 13 centímetros de água ou cerca de 8 dedos).

5º. Verifique a temperatura da água colocando um termômetro ou seu antebraço nela. Se estiver agradável, ok, está certa a temperatura (entre os 36º-37ºC para não queimar o bebê).

6º. Posicione o baby sentado na banheira a 45 graus; passe seu braço pelas costas dele, apoiando-o; mantenha a mão debaixo de uma das axilas da criança.

7º. Lave o rosto, o couro cabeludo, o tronco, braços e pernas do bebê com a mão livre. Comece jogando um pouco de água de frente para trás da cabeça, sem molhar os ouvidos; passe levemente a mão nos cabelos. Não precisa esfregar!

Mas não abuse do sabonete, pois o excesso pode prejudicar a hidratação natural da pele da criança.

Para lavar os olhos, o nariz e o rosto do bebê, use apenas água. Se precisar, utilize uma gaze, e lembre-se de trocá-la depois de cada higienização.

8º. Levante o neném ligeiramente e, com ajuda de um algodão molhado, limpe a área genital, o bumbum e o ânus dele.

9º. Enxugue seu filho com uma toalha macia, dobrinha por dobrinha.

10º. Limpe o que ficou do cordão umbilical com auxílio de uma gaze e álcool 70%. Verifique se a área está vermelha, com pus ou mau cheiro. E procure um médico caso perceba um desses sinais, para evitar infecções graves.
Lembrando que o coto umbilical cai em aproximadamente 7 dias após o parto.

11º. Aplique a pomada contra assaduras nas dobrinhas e no bumbum da criança. Uma camada fina já basta, pois o exagero deixa o local úmido e mais propenso a irritação.

12º. Vista o bebê – e pronto! Terminou o passo a passo do banho no recém-nascido.

Outras dicas sobre o banho do bebê

O banho não deve durar mais que 10 minutos. Quanto ao horário, pode ser em qualquer parte do dia. Só não faça isso depois da mamada porque a criança pode golfar.

Banho em bebês

Se quiser banhar o nenê todos os dias, não tem problema. No entanto, de 2 a 3 banhos por semana são suficientes para garantir uma boa higiene.

Mas use sempre produtos próprios para a pele delicada do baby. Eles são menos agressivos e não provocam irritação nos olhos, entre outros desconfortos.

Nunca deixe o bebê sozinho durante o banho – nem por um segundo! Para ele não correr o risco de se afogar.

Quem dá banho no recém-nascido deve estar sempre com as unhas curtas, para não machucar a criança.

O nascimento é um evento com muitas mudanças, para a mamãe e para quem chega também. Afinal, o bebê estava em um local quentinho, seguro e escuro. Fora do útero, ele tem um mundo bastante claro, cheio de cheiros e vozes diferentes.

Mas com paciência, informação e carinho, você fica top no passo a passo do banho em bebê.

Parabéns pelo filhote, e até breve!