Como desentupir o nariz do bebê

O congestionamento nasal, ou simplesmente o nariz entupido, ocorre quando os tecidos dentro do nariz incham ou produzem muco. Um recém-nascido com um nariz entupido pode resmungar ao respirar e se sentir desconfortável e irritado. Nos primeiros dias da vida, um recém-nascido pode ter um nariz entupido porque, no útero, eles estavam rodeados por fluidos. Às vezes eles espirram nos primeiros dois dias enquanto tentam se livrar desse fluido restante em suas passagens nasais.

Se o seu bebê estiver com o nariz entupido, eles podem tentar respirar através da boca, o que pode dificultar a amamentação. Em casos raros, um nariz entupido pode causar problemas respiratórios, mas normalmente, a congestão nasal é algo a ser encarado com tranquilidade e desaparece sozinha em uma semana.

O ar extremamente seco pode fazer com que o revestimento sensível do nariz do bebê seque, e assim, os vasos sanguíneos dentro do nariz seco podem se quebrar e sangrar. Se o nariz do seu bebê não foi ferido, mas sangra, pode ser por causa de um nariz seco. Esta secura também pode tornar mais fácil para o bebê ter um resfriado. A secura nasal agrava-se frequentemente durante os meses de inverno, quando o ar fica normalmente mais seco.

O que causa nariz entupido em bebês?

  • Ar seco;
  • Elementos que irritam a respiração do bebê como poeira, fumaça de cigarro ou perfumes;
  • Doenças virais (como um resfriado).

Experimente as medidas abaixo para ajudar o nariz seco ou entupido do seu bebê a se curar. Se o seu bebê tiver dificuldades para respirar ou se alimentar, consulte o médico do seu bebê para excluir qualquer possibilidade de infecção ou condição que possa estar causando o nariz entupido.

Como acalmar o nariz seco do seu bebê

Se um nariz seco ou irritado parece incomodar seu bebê, tente estas dicas:

  1. Molhe o nariz do seu bebê
  2. Você pode comprar sorine infantil na farmácia ou fazer uma solução salina
  3. Coloque seu filho de costas, coloque uma toalha enrolada ou uma pequena manta debaixo dos ombros dele para que fique com a cabeça para trás ou pressione suavemente a ponta do nariz dele para facilitar a entrada das gotas.
  4. Coloque 2 ou 3 gotas salinas em cada narina. Aguarde 30 a 60 segundos antes de drenar o nariz do seu bebê.
  5. Coloque um umidificador ou vaporizador de névoa quente perto do berço do seu bebê
  6. Se o seu bebê tiver um nariz seco, eles também podem ter um nariz entupido. O vapor de água pode ajudar a umedecer e afrouxar o muco no nariz do bebê. Limpe e reponha o vaporizador todos os dias.

Como limpar o nariz entupido do seu bebê

Além de colocar um umidificador ou vaporizador perto do berço do seu bebê, você também pode limpar o muco usando gotas de solução salina (sorine).

  1. Coloque seu filho de costas. Coloque uma toalha enrolada ou uma pequena manta debaixo dos ombros dele para que a cabeça fique para baixo ou pressione suavemente na ponta do nariz para facilitar a entrada das gotas.
  2. Coloque 2 ou 3 gotas de sorine em cada narina. Aguarde de 30 a 60 segundos.
  3. Vire seu filho de bruços para ajudar o nariz a escorrer. Pegue o muco e puxe para fora da narina com um tecido ou cotonete, mas sempre com muito cuidado para não machucar as narinas. Seu bebê pode tossir ou espirrar o muco e a solução salina.
  4. Passe o cotonete ou o tecido ao redor da narina para tirar o líquido do nariz. Não insira um cotonete nas narinas do seu filho, pois assim irá machucá-lo.

Limpando o muco usando um aspirador nasal

Se você tiver problemas para remover o muco, tente utilizar um aspirador nasal.

  1. Aperte o aspirador nasal.
  2. Coloque suavemente na ponta na narina, apenas dentro da abertura. Não vá muito fundo ou você poderá causar danos na parte interna do nariz do seu bebê. Deixe o ar voltar para o bulbo, puxando o muco para fora do nariz com ele.
  3. Solte o muco sobre um tecido.
  4. Enxague bem o aspirador com água limpa antes e depois de cada uso.

Quando consultar um médico

Ligue para o seu médico se o seu filho desenvolver algum dos seguintes sintomas:

  • Febre;
  • Erupção cutânea;
  • Um nariz entupido junto com inchaço da testa, olhos, lado do nariz ou bochecha;
  • Um nariz entupido que dura mais de duas semanas;
  • Dificuldade em respirar ou em respirar rapidamente;
  • Problemas significativos na alimentação ou se o bebê não tem vontade de se alimentar;
  • Se o seu bebê tem estado muito incomodado ou se parece estar com dor.

Que remédios caseiros podem ajudar a desentupir o nariz do meu bebê?

  • Água salgada: Se seu bebê tiver menos de seis meses, tente colocar algumas gotas de solução salina em cada narina. Este remédio caseiro simples funciona diminuindo o muco, o que pode ajudar seu bebê a se sentir mais confortável. É adequado para bebês de todas as idades, no entanto, bebês mais velhos podem não gostar de utilizar aspiradores nasais, por exemplo.
  • Removendo qualquer muco duro: Você pode notar se o nariz do seu bebê parece pesado ou pegajoso, e pode ajudar a limpar isso para evitar que ele fique com o nariz entupido. Você pode limpar o nariz dele com algodão e água morna.
  • Sente-se no banheiro com ele: Se você não quer comprar um vaporizador, sente-se em um banheiro cheia de vapor por alguns minutos com o seu bebê, e fará bem para a respiração dele, além de ser mais um bom momento entre vocês.
  • Mantenha seu bebê hidratado: Estar hidratado melhora o muco.
  • Mantenha seu bebê ereto: isso pode ajudar a drenar o muco. Tente e encoraje seu pequeno a cochilar em cadeirinhas, por exemplo.

Como posso ajudar o meu bebê a dormir melhor à noite quando ele tem um nariz entupido?

Além de realizar os passos já mencionados, você também pode querer elevar levemente a cabeça do seu bebê quando ele dormir, pois isso facilitará a respiração – dobre uma pequena toalha e coloque-a embaixo do colchão do seu bebê. No entanto, certifique-se de ficar de olho nele.