Como engravidar de gêmeos: Aumente suas chances

Ter mais de um filho em uma só gestação envolve riscos e requer cuidados redobrados. Mas nem por isso muitas mulheres deixam de sonhar com dois, três ou até mais bebês. Se esse é o seu caso, veja como aumentar as chances de engravidar de gêmeos:

  • A gravidez múltipla pode ser estimulada com o aumento da ingestão de produtos lácteos

Estudos mostram que futuras mamães que consumem diariamente leite, queijo, iogurte, entre outros, têm cinco vezes mais probabilidade de dar à luz gêmeos naturalmente – quando comparadas às que não seguem esse tipo de dieta.

Só não pode exagerar na quantidade e ainda abusar de produtos muito calóricos, pois ganhar muito peso costuma atrapalhar o projeto maternidade.

  • Capriche no consumo de mandioca

Existe uma tribo na Nigéria, o povo Iorubá, que produz e consome o tubérculo em grandes quantidades. A mandioca é a base da alimentação por lá. Um detalhe interessante é que, a cada 11 crianças, nasce um par de gêmeos.

Não é à toa que os Iorubás são famosos no mundo inteiro por sua fantástica taxa de nascimentos assim. E acabaram virando “material” de estudo para os pesquisadores, que descobriram na mandioca a presença de uma substância que provoca hiperovulação.

  • Aposte na batata-doce

Aparentemente, os nutrientes da batata-doce também estimulam os ovários a incrementar a produção de óvulos.

  • Tenha filho por volta dos 40 anos de idade

E não é por causa da profissão! Engravidar depois dos 35, de acordo com pesquisas, favorece a gestação gemular.

O motivo: ao envelhecer, a mulher possui níveis mais altos de um hormônio que estimula a liberação de mais de um óvulo no mesmo ciclo menstrual. É o hormônio folículo-estimulante.

Embora a idade possa dificultar um pouco a chance de gravidez, as possibilidades de uma gestação de múltiplos aumentam.

Uma mulher na casa dos 40 anos, por exemplo, tem 7% de probabilidade de gerar dois bebês; já as de 45 possuem 17% de chances.

Mas tem um porém… Se você quiser ter gêmeos na fase mais madura da vida, é fundamental cuidar bem da saúde, já que depois dos 35 anos a gravidez é mais arriscada.

  • Engravide enquanto amamenta

Mesmo não existindo uma explicação lógica para isso, pesquisas demonstram que a mulher fica mais propensa a ter gêmeos quando fica grávida ao amamentar.

  • Confie na genética

Apesar de não ser uma garantia, algumas mulheres possuem no DNA um gene ativado que facilita a gravidez de gêmeos. Portanto, se na sua família há casos de gestação de dois ou mais bebês, suas chances também são boas.

A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) diz que a cada 88 partos somente 1 é de gêmeos. Ou seja, não é algo muito fácil de se conseguir naturalmente.

No entanto, com ajuda da medicina, muitos casais têm a possibilidade de realizar o sonho da gravidez múltipla.

Entre os métodos mais modernos estão a fertilização in vitro e a ingestão de remédios que levam o corpo feminino a liberar mais de um óvulo no mesmo período fértil.

Quando o tema é fertilização in vitro, a SBRA constatou que 25% das gestações foram de, pelo menos, dois bebês no ano de 2011.

O problema é que, apesar de bastante eficazes, os meios artificiais apresentam mais riscos para a saúde da gestante e dos bebês.

O caminho natural ainda é a melhor forma, sem dúvida. E com o artigo de hoje, você dispõe de mais informação sobre como engravidar de gêmeos. Aumente suas chances de ter duas ou mais fofuras nos braços.

Boa sorte, e até breve!