Guia completo de como engravidar

Então chegou a hora de formar uma família… E quando o assunto é realizar o grande sonho de gerar uma nova vida, é sempre bom dar uma forcinha à natureza, não é mesmo? Por isso, hoje eu trago um guia completo de como engravidar.

Dica 1 – Faça um check up

Não basta apenas perguntar ao médico como facilitar o processo. É preciso dar atenção às vitaminas que trazem ácido fólico. Isso ajudará a proteger o baby contra defeitos congênitos (espinha bífida, por exemplo).

O ácido fólico atua logo nos primeiros estágios da gestação. Portanto, é fundamental saber, mesmo antes de começar oficialmente a tentar engravidar, se o nível da substância está adequado.

E mais: a ida ao médico ainda vai garantir que qualquer probleminha de saúde esteja sob controle para que você possa engravidar com segurança.

Dica 2 – Compreenda o seu ciclo

O que você sabe sobre o seu ciclo menstrual, principalmente sobre o período mais fértil? O conhecimento a respeito da ovulação ajudará a perceber quando é hora de focar nas relações sexuais. Sem neuras, é claro!

Existem kits de previsão de ovulação que podem aumentar suas chances de sucesso. A partir do primeiro dia da menstruação, você conta um dia – e inicia o teste no dia nove, prosseguindo até conseguir um resultado positivo.

As mulheres com ciclo de 28 dias costumam ovular no dia 14, porém, muitas possuem ciclos mais longos ou mais curtos. Com o kit, é mais fácil ter certeza.

Dica 3 – Não espere após a interrupção do anticoncepcional

Sabe aquela ideia de dar um tempo para começar a tentar a engravidar? Esqueça! Se você parar de usar algum controle de natalidade e quiser tentar começar a conceber logo, ok. Mas sem pular aquele check up básico, certo?

Dica 4 – A posição não importa tanto assim…

Deixe de lado a história de que existem melhores posições para engravidar. Na verdade, isso é um mito, entre tantos outros sobre como ficar grávida. Não existe comprovação científica a esse respeito.

Ou seja, a posição “papai e mamãe” não é melhor que as outras. O colo do útero raramente está em uma localização fora do normal, na qual posições influenciam de fato a chance de ter um bebê.

Dica 5 – Fique deitada após a relação

Só não precisa colocar as pernas para o ar, pois isso não altera a movimentação da pélvis. Permanecer quieta na cama por 10 ou 15 minutos depois do sexo já é o suficiente.

Dica 6 – Não precisa exagerar

Ter relações durante o “dia todo” durante a fase fértil não vai, necessariamente, elevar suas chances de engravidar. Considerando que os espermatozoides vivem até 72 horas após a ejaculação, fazer sexo regularmente – ovulando ou não – é o melhor caminho.

Dica 7 – Xô, estresse!

Ficar estressada só atrapalha. Não ignore o conselho “relaxe e a gravidez vai acontecer”. O excesso de ansiedade interfere na ovulação.

Contar os minutos para começar uma família e fazer questionamentos o tempo todo sobre como engravidar são fatores que podem atrapalhar sua jornada.

Aproveitar dicas do guia completo de como engravidar, tudo bem. Mas muita calma nessa hora…

Dica 8 – Vida saudável, sempre!

Exercícios físicos moderados são indicados para ajudar a manter o peso ideal e aumentar a probabilidade de ficar grávida. Que tal uma caminhada de meia hora por dia, cinco vezes por semana? Lembre-se: exagerar na atividade física pode prejudicar a ovulação.

Ah! E nada de cigarro! Se você é fumante, saiba que largar o (mau) hábito aumenta as chances de engravidar, pois o cigarro altera os níveis de estrogênio e a ovulação, entre outros malefícios.

Em média, 85% das mulheres engravidam dentro do período de um ano de tentativas. Para encerrar o guia completo de como engravidar, a última dica é, simplesmente, não se preocupar demais com a sua agenda.