Desmame: saiba como fazer da melhor forma

Saber a hora de fazer o desmame da melhor forma pode ser um grande desafio para mamães de primeira viagem, e há diversas opiniões e abordagens sobre isso, mas qual delas está certa?

O momento de fazer o desmame do seu filho dependerá exclusivamente de você e do seu filho, de como ele responderá a isso, e cada caso é um caso, porém, existem alguns métodos e algumas regrinhas básicas a se seguir quando o assunto é o desmame, e você tira algumas das suas dúvidas aqui.

Amamentação, o que pensar sobre ela?

A amamentação é um momento extremamente importante para o bebê, e pode ser muito gratificante para algumas mamães, enquanto pode ser muito desconfortável para outras, e isso é perfeitamente normal. Apesar da amamentação ser obrigatória, exceto em casos onde os médicos decidem que a mulher não pode amamentar por algum motivo maior, esse momento pode durar mais ou um pouco menos, e a hora do desmame também é um momento importante na vida do seu filho.

Inicialmente, é aconselhável dar ao seu bebê nada além de leite materno durante os primeiros seis meses de sua vida. Depois disso, você pode começar a dar diferentes alimentos, bem como o leite materno.

Quando seu bebê tem cerca de um ano de idade, ela receberá todos os nutrientes que ele precisa dos alimentos. Então, é a partir desse momento que você pode decidir parar a amamentação por completo, e esse momento é o chamado desmame.

Se você deseja eliminar a amamentação antes que seu bebê tenha um ano de idade, você ainda assim precisará tirar seu leite materno e adicioná-lo ao leite em pó, e assim combinados você deixa seu bebê mais confortável durante a transição, mas tudo isso deverá ser conversado com o pediatra.

Desistir da amamentação pode ser uma experiência emocional. Você pode se sentir triste porque acabou, mas feliz por finalmente recuperar seu corpo.

A boa notícia é que parar o aleitamento materno não acaba com o vínculo estreito que você e seu bebê fizeram. Na verdade, a amamentação é apenas o começo do seu relacionamento muito especial com seu filho.

Quando é o momento certo para parar de amamentar?

Os especialistas em aleitamento materno recomendam que seu bebê ou criança possa decidir quando é a hora de parar de mamar (desmame conduzido pelo bebê). Mas depende de você decidir o que é melhor para você e para o seu bebê.

Para o seu filho, a amamentação é mais do que apenas comida. Isso lhe dá sensação de conforto e tranquilidade, bem como um sentimento de proximidade com você, e se você deixar que eles parem no seu próprio ritmo, será menos provável encontrar problemas em relação a isso. Porém, após um ano de amamentação, a mamãe já está livre para escolher pelo desmame.

Como faço para interromper a amamentação?

Uma vez que seu bebê está comendo uma grande variedade de alimentos, você pode achar que pode ajudá-lo a parar de mamar no peito, facilitando sua escolha. Se você quiser ajudar no processo, siga estas etapas:

Primeiro estágio: Deixe seu bebê terminar uma amamentação completa, então ofereça-lhe uma pequena porção de alimento. Incentive-a a experimentar cores, sabores e texturas. Inicialmente, ele ainda vai tirar a maior parte do seu alimento do leite materno.

Segundo estágio: Uma vez que seu bebê esteja comendo bem, o que você saberá quando você ver mudanças em seu cocô, você pode começar a mudar as coisas. Em algumas refeições, tente oferecer comida antes de amamentá-lo, e assim tente deixa-lo satisfeito sem o leite, pulando a amamentação sempre que possível.

Terceiro estágio: Ofereça ao seu bebê o leite materno em uma mamadeira ou copinho, substituindo a amamentação e ele começará a se acostumar cada vez mais com o desmame.

Quanto tempo demorará para parar de amamentar?

Pode levar apenas algumas semanas para parar a amamentação, especialmente se o seu bebê já está um pouco cansado disso, porém, pode levar mais tempo, onde seu bebê poderá levar de um a seis meses para se acostumar com o desmame.

É diferente para todos, e depende de quão rápido e quão bem seu filho se ajusta a essa nova realidade. O desmame pode demorar mais se você tentar antes do seu bebê estar pronto. Você pode tentar não oferecer seu peito para ver o que acontece, mas não recuse se o seu bebê pede, então comece a fazer o desmame no ritmo do seu filho se quiser deixa-lo mais confortável.

É melhor não parar de amamentar abruptamente, pois isso pode ser perturbador para o seu bebê e desconfortável para você, podendo deixa-la com leite empedrado e, possivelmente, uma inflamação cutânea dolorosa (mastite).

Uma abordagem gradual é melhor, onde você pode seguir os três estágios citados acima, onde seu suprimento de leite também irá diminuir lentamente à medida que a demanda cai.

E se meu bebê não quiser parar de mamar no peito?

Se o seu bebê não mostrar nenhum sinal de estar disposto a parar de mamar no peito, tente ser paciente. Ele gosta de estar no seu peito porque isso o acalma, bem como o nutre. Com isso em mente, você pode ajudá-lo a se acostumar melhor, tentando o seguinte:

Conforte-o de outras maneiras

Substitua gradualmente a amamentação por outras formas de alimentação. Se você frequentemente alimentou seu filho para confortá-lo e ainda não funcionou bem, tente também ler algum livro para ele, cantar ou jogar um jogo.

Adie a amamentação

Se seu bebê já pode entender bem o que você diz, quando ele pedir parar mamar, diga a ele que você vai alimentá-lo mais tarde e tente distraí-lo com alguma outra atividade. Em vez de amamentá-lo no início da noite, você pode explicar que ele deve esperar até a hora de dormir, por exemplo. Se ele ficar com fome, ofereça outro alimento.

Preparando o bebê

Antes que você possa parar de amamentar seu bebê, é necessário garantir que ele esteja pronto para abandonar o hábito. O bebê deve estar habituado a mamar e a comer outros alimentos antes que você tente interromper a amamentação.