Como saber se a bolsa estourou? Saiba o que fazer

Quando você está grávida, normalmente uma das suas maiores preocupações é de que a sua bolsa estoure em um momento ruim, espalhando líquido amniótico por todo o local. Quando estamos preocupadas com isso, podemos imaginar que estamos no meio de um corredor de supermercado quando isso acontece, ou andando pela rua.

Porém, a verdade é que apenas cerca de 13 por cento das vezes a bolsa de uma mulher irá estourar antes do início do trabalho de parto. Na verdade, mais de 75 por cento das vezes a bolsa não irá estourar até que você esteja no meio do trabalho de parto, sentindo contrações e com mais de 9 centímetros dilatados, então não se preocupe tanto, a vida real não acontece como nos filmes onde você tem que correr para o hospital com a bolsa estourada.

Além disso, hoje em dia os partos têm hora marcada, e a não ser que seu bebê se apresse, o parto provavelmente irá ocorrer no dia e na hora estipulados por seu médico e graças a tecnologia que temos disponível hoje em dia.

Ainda assim, isso não significa que o medo não seja real, e talvez você simplesmente queira saber a diferença entre o líquido amniótico e a urina. Esses passos simples podem ajudá-la a determinar se sua bolsa estourou ou se você está apenas com problemas de bexiga. Então, se você acha que a bolsa estourou siga os seguintes passos:

Respire fundo

O pânico não ajudará em nada se você achar que a bolsa estourou. Tire alguns minutos para respirar profundamente e se concentrar nos seus pensamentos, tentando se acalmar. Agora, basta encontrar o banheiro mais próximo e ir para lá, e se você estiver em casa, você provavelmente vai se sentir mais confortável.

Normalmente, quando a bolsa estoura apenas sua calcinha fica molhada, e não é algo que chega a molhar o chão como acontece nos filmes, então, se estiver em um local público, simplesmente vá até o banheiro sem medo e com tranquilidade.

O que pensar se você acha que sua bolsa estourou

Se você acha que sua bolsa estourou, você precisa se lembrar de alguns pontos chave para conseguir saber se a bolsa realmente estourou ou se é apenas xixi, por exemplo.

Se você acha que sua bolsa estourou, você deve estar atenta aos seguintes pontos:

  • Qual é a cor do fluido?
  • Qual é o odor (existe um cheiro?)
  • Qual é a quantidade (muita ou pouca água)
  • Hora (a que horas aconteceu?)

Assim que essa sensação de que a bolsa estourou acontecer, se atente a esses quatro pontos e se necessário anote as características observadas, e assim você pode ligar para o seu médico e dizer exatamente o que aconteceu e como era o líquido que saiu de você, mas saiba, o líquido amniótico é transparente e não tem cheiro, então se o liquido tem cor e cheiro, sua bolsa não estourou.

Mudança rápida

Você está no banheiro e sabe a cor, o odor, a quantidade de água e anotou o horário em que tudo aconteceu. Você pode ligar para o seu médico agora, ou então você pode se acalmar, trocar suas roupas intimas e colocar um pouco de papel higiênico na calcinha afim de saber com certeza se mais líquido irá sair nos próximos minutos ou se o que ocorreu foi apenas algo isolado.

Molhado ou seco?

A maneira mais fácil de determinar se a bolsa estourou é saber se o que saiu de você foi líquido amniótico ou urina. Para isso, faça essa troca de roupas e coloque um pouco de papel higiênico na calcinha, agora deite-se e observe se mais liquido sai de você. Se esse fluido que está sendo liberado for líquido amniótico, ele irá se juntar e molhar sua vagina em pouco tempo, e lembre-se, o líquido amniótico é transparente e sem cheiro.

Se você não está sentindo nada acontecer, continue deitada durante cerca de meia hora, e durante esse tempo, fique calma e pense sobre sua ida ao hospital, se tudo está pronto para o parto, se você precisa ligar para alguém, e outros detalhes que você considera importante para o grande dia.

Após essa meia hora, se nada de muito relevante aconteceu, basta levantar-se e voltar ao banheiro. Aqui é onde você verifica se o papel higiênico está molhado ou seco. Se o papel estiver seco, isso significa que sua bolsa provavelmente não estourou. O que você experimentou pode ter sido um aumento na secreção de muco, um pequeno vazamento de sua bexiga ou outros problemas comuns de gravidez tardia.

O que fazer se o papel estiver molhado

Se o papel higiênico estiver molhado, ainda assim isso pode não significar que sua bolsa estourou. Mais uma vez se atente a cor e ao odor do fluido que saiu de você.

Quanto a cor, o líquido amniótico é normalmente transparente, ou muito próximo disso. Quando ao odor, cheire o fluido. Cheira a urina? Se cheira a urina, provavelmente é urina. Os problemas de controle da bexiga não são incomuns na gravidez, porém, se o odor se parece mais com água sanitária, é mais provável que seja o líquido amniótico.

Ainda confusa sobre o fluido?

Se ainda não tiver certeza do que aconteceu, ligue para o seu médico (a). Ele poderá dizer a você outras maneiras simples de saber se sua bolsa estourou, ou ele também poderá pedir que você vá até seu consultório ou hospital para fazer um pequeno teste em relação a esse fluido.

Caso você tenha que ir ao consultório do seu médico ou ao hospital, por via das dúvidas já leve tudo o que você precisa para o parto, em caso de ter que ficar e do grande momento realmente ter chegado.

Teste Hospitalar de Fluido

O seu médico (a) utilizará um dos dois testes mais comuns para saber se o vazamento de fluido é líquido amniótico ou não. Um desses testes simplesmente envolve um exame vaginal. Durante o exame vaginal, o médico terá um pequeno pedaço de papel que reage alterando a cor quando exposto ao líquido amniótico. Se o papel não reagir, sua bolsa não estourou.

O outro teste é pegar uma pequena amostra desse fluido e observá-lo no microscópio. Quando o líquido amniótico está seco, o padrão que ele faz no slide do microscópio se parece com uma planta de samambaia. Assim, se o médico perceber esse desenho, isso significa que sua bolsa estourou.

Em todo o caso, caso você desconfie que sua bolsa estourou, esteja sempre atenta a cor e odor do fluido que foi liberado, aguarde alguns minutos, e entre em contato com seu médico caso ache necessário.