Confira dicas para ter um pós-parto saudável

Depois que o bebê vem ao mundo, muitas mamães correm contra o tempo para voltar à boa forma. É claro que nem tudo é possível de imediato, mas existem dicas para ter um pós-parto saudável, garantindo bem-estar ao filho e minimizando o impacto da gravidez no corpo feminino.

Dica 1 – amamentar: Simples assim, pois dar o seio ao recém-nascido produz um hormônio (ocitocina) que provoca a contração do útero e estimula o retorno dele ao tamanho normal.

Em média, são gastas 600 calorias por dia para a fabricação do leite. Além de fazer um bem enorme à saúde do filhinho ou filhinha, se você der somente leite materno durante 6 meses, a sua perda de peso será mais rápida.

Não é à toa que a mulher que amamenta tem muita fome…

O segredo é fazer as escolhas certas para repor as energias, e não ganhar em vez de perder.

Depois do primeiro mês do parto, a perda de peso gradual esperada é de de 1 kg por mês.

Foto: Shutterstock

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Dica 2 – nada de dietas! : A alimentação precisa ser rica em nutrientes para o leite do bebê. Fazer restrições neste momento vai favorecer a perda de micronutrientes, afetando o teor do leite.

Portanto, não podem faltar proteínas, encontradas nas carnes bovinas, ovos, aves, leite, peixe, frango. A proteína é a base para a produção do leite.

E mais: o cálcio fortalece os ossos e dentes e promove o bom funcionamento dos nervos e músculos. Ele é achado no iogurte, ricota, leite, semente de girassol e gergelim.

Já a vitamina C aumenta as defesas contra infecções e ajuda na absorção do ferro. Inclua frutas cítricas no seu menu, sempre, e especialmente no pós-parto. Aposte na laranja, acerola, limão e kiwi para ficar mais saudável.

A vitamina B6 auxilia na correta absorção das proteínas e é encontrada nos cereais integrais, na banana e folhas (rúcula, agrião, espinafre e couve).

Atenção, mamães! Ômega 3 é importante para o sistema nervoso do bebê e retina. Invista no consumo de peixes (atum, sardinha) e linhaça.

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Confira mais dicas para ter saúde e disposição depois de dar à luz

• Nada de dietas loucas e restrições alimentares
• Inclua frutas, sucos naturais, vitamina de frutas ou iogurte desnatado nos intervalos das refeições
• Coma salada verde, verduras, legumes, grãos (grão-de-bico, soja) no almoço e no jantar
• Prefira grãos integrais (pão, torrada, arroz, etc.)
• Substitua a margarina por creme vegetal
• Troque o queijo amarelo por queijo branco ou ricota
• Evite sobremesas doces, em especial as que levam cremes, tais como bolos recheados, tortas e pavês
• Alimente-se de três em três horas. Pular refeições não faz bem e a tendência é exagerar na seguinte
• Acrescente 1 colher de linhaça nos sucos, frutas ou vitaminas, pois ela aumenta a saciedade e possui Ômega 6 e Ômega 3
• Bateu vontade de saborear um docinho? Consuma frutas, frutas secas, bananinha ou goiabinha
• Sopas prontas, temperos prontos e embutidos contêm muito sódio, estimulam a retenção de líquidos. Fuja deles!
• Amamentar dá sede, mas prefira água; evite refrigerantes e outras bebidas industrializadas
• Café pode causar irritabilidade ao bebê e prejudicar absorção do ferro. Evite!
• Bebida alcoólica em excesso costuma atrapalhar o reflexo de ejeção do leite e deixar o bebê sonolento
• Fumar, nem pensar! É muito prejudicial ao sistema respiratório sensível do bebê e reduz a produção do leite materno

Pense bem no que leva à boca, principalmente porque agora sua alimentação também influencia a do seu filho. Aproveite as dicas para ter um pós-parto saudável!

Até breve…