Fotografia Newborn: Ensaios fotográficos de recém-nascidos

Fotos de recém-nascidos possuem uma espécie de técnica própria, e precisam de muita, muita paciência. O tempo, a segurança e o conforto de quem acabou de nascer devem ser respeitados. A beleza do clique é consequência…

Confira dicas para acertar na escolha do profissional – e do local – para eternizar os primeiros dias do seu baby fora do útero:

  • Verifique se o fotógrafo tem cursos específicos para cuidar do recém-nascido como ele precisa durante o ensaio. Se ele (a) tiver experiência na área, melhor ainda;
  • Confira se o ambiente em que a sessão fotográfica acontecerá é limpo e aquecido;
  • Se precisar, tire dúvidas, consulte a Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN). O site é o www.ABFRN.com.br

O que é o Ensaio Newborn?

Newborn é uma palavra de origem inglesa que quer dizer recém-nascido. Aplicado à fotografia, o termo indica um estilo especial de produzir os cliques com bebês nesta fase, mas eles podem ser fotografados de várias maneiras.

O estilo foi criado pela fotógrafa australiana Anne Geddes, sendo muito conhecido também no Canadá, Estados Unidos e alguns países da Europa.
Por aqui, começou a se popularizar depois de 2011.

Fotografia Newborn

O Ensaio Newborn não é a mesma coisa do estilo “life-style”, no qual a criança é clicada em casa, no ambiente dela, com seus brinquedos e roupas.

O Newborn traz um olhar artístico no qual o recém-nascido é retratado peladinho na maioria das vezes.

Ele também pode ser enrolado em pequenos tecidos, em poses que remetem à vida intrauterina. E o fotógrafo tem que estar preparado para isso, sabendo ajeitar delicadamente o nenê.

A ideia é passar uma imagem de serenidade, sossego, sono tranquilo. Por isso, quase todas as fotos são feitas enquanto os pequenos dormem.

Quando fazer as fotos de recém-nascido?

O ideal é antes dos 15 dias de vida, porque a partir da terceira semana (cerca de 21 dias) o bebê começa a perder as características de recém-nascido. Inclusive o alongamento e a facilidade de ficar do jeitinho que estava na barriga da mamãe.

Com 1 mês, por exemplo, a fotografia será em outro estilo, e não um Ensaio Newborn.

Quanto mais novinho, melhor, ou seja, entre 6 de 15 dias de vida, pois a sessão é mais rápida e tranquila. Por incrível que possa parecer!

A maioria dos pais prefere esperar um pouco mais para fazer as fotos, porém, até duas semanas depois de nascer, o bebê dorme facilmente por períodos mais longos, facilitando as poses.

O sexto dia é recomendado porque a partir dele a criança já começa a ter uma certa rotina nas mamadas, ganha peso e a mamãe tem mais noção das preferências do filhote.

Dicas para antes e durante o Ensaio Newborn

  • Evite marcar compromissos em horário muito próximo ao da sessão, pois nunca se sabe exatamente quanto tempo ela vai durar. Lembre-se que o tempo do neném é respeitado, principalmente o de mamar e ficar limpinho. Ele é quem manda no fotógrafo e no ensaio.
  • É importante estar tranquilo (a) no dia da sessão. Nada de pressa, agitação. Recém-nascidos são sensíveis, costumam captar a energia dos adultos.
  • Vista roupas em camadas, que possam ser retiradas se for necessário. A temperatura no estúdio gira em torno de 27° C e os adultos passam calor. Tudo para o bebê ficar quentinho e confortável nas fotos praticamente sem roupa nenhuma.
  • Um dia antes da sessão, as mamães devem evitar comer alimentos que possam provocar gases e cólicas na criança. Com certeza, seu pediatra já disse quais são…
  • Quanto menos gente no estúdio melhor. Avós, tios, primos e demais parentes podem conferir o resultado depois. É fundamental deixar o ambiente calmo, sem muito movimento de pessoas.

Mas, para aliviar a curiosidade da família enquanto as fotos ficam prontas, geralmente os fotógrafos permitem que os pais registrem o making off com seus celulares.

Ah! Alguns pediatras não concordam com o Ensaio Newborn, pois acreditam que é muito cedo ainda para isso, por diversas razões. Na dúvida, consulte seu médico para saber a opinião dele.

Parabéns aos papais!

Até breve…