Gravidez psicológica: conheça as causas e sintomas

Produção de leite e enjoos surgem como se a mulher estivesse grávida de verdade. Mas ela não está. Gravidez psicológica é um transtorno que acontece geralmente por causa de traumas do passado e tentativas frustradas de ter um bebê.

A vontade de gerar uma criança é tão grande que a mulher começa a criar em si os sintomas sobre os quais sempre ouviu falar, atribuídos à gravidez; e vai, inclusive, formando uma barriga por conta do desejo de vê-la crescer.

O problema emocional é chamado também de pseudociese e traz vários outros sintomas. Só que não existe feto algum no útero – o que pode ser confirmado por meio de testes de gravidez comprados em farmácia, exame de sangue (Beta HCG) ou ultrassom.

O ultrassom, por exemplo, deve ser realizado em qualquer pré-natal. Por isso, hoje, são raros os casos de mulheres que desenvolvem essa falsa gestação.

Comprovado que não existe um feto, a tendência é que a pessoa pare de acreditar nisso, evitando chegar a um nível mais avançado de gravidez psicológica. Sendo diagnosticado o distúrbio, a mulher tende a voltar à sua condição normal e os sintomas passam.

gravidez-psicologica

Em alguns casos, o resultado negativo em um ou vários exames não é suficiente para convencê-la de que não existe gravidez. É preciso acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico para tratar o problema.

A gravidez psicológica normalmente afeta quem deseja muito ser mãe ou, no extremo oposto, aquelas que têm enorme receio de engravidar. As adolescentes, por exemplo, podem passar por isso.

Quadros de depressão, baixa autoestima, período pós-histerectomia, necessidade intensa de ter um companheiro ou de “segurar” o namorado, problemas conjugais (levando a acreditar que uma gravidez pode salvar o casamento). Tudo isso é capaz de desencadear gravidez imaginária.

No entanto, embora mais frequente nas mulheres, a gestação psicológica ocorre nos homens também, geralmente por consequência de uma ligação forte com a gravidez da parceira.

E a pseudociese não ocorre somente na espécie humana. Animais domésticos como as cadelas castradas ou que perderam seus filhotes apresentam o transtorno com frequência.

Sintomas de gravidez psicológica

gravidez-psicologica-sintomas

Os sintomas da falsa gravidez acontecem por causa de estímulos psicológicos que levam a uma alteração na hipófise. Resultado: sobe a produção dos hormônios típicos da gestação, como a prolactina. Por isso, a mulher passa a apresentar sintomas tão reais. Veja quais são:

• Aumento da frequência urinária;
• Ausência da menstruação;
• Aversão a cheiros fortes;
• Cansaço fácil;
• Cólica;
• Inchaço abdominal;
• Corrimento vaginal cor-de-rosa;
• Crescimento e sensibilidade das mamas;
• Desejos alimentares;
• Enjoos, vômitos e salivação;
• Espinhas e pele oleosa;
• Produção de leite materno;
• Sensação de sentir o bebê se mexer;
• Sonolência;
• Tontura e dor de cabeça;
• Variações de humor.

Tratamento para gestação psicológica

Para lidar com a pseudociese, são prescritos medicamentos hormonais com objetivo de regularizar a menstruação e parar a produção de leite materno. Mas, o acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico também é importante para eliminar as causas do problema.

Entre os remédios indicados pelo médico estão a pílula anticoncepcional e o Dostinex, além de Amitriptilina, sendo este último indicado para o controle do humor e tratamento da depressão, se for o caso.

A duração do tratamento pode demorar meses até que o transtorno seja completamente superado. A rapidez e o sucesso dele dependem muito da compreensão e da colaboração da paciente e de seus familiares.

O apoio de amigos e parentes é parte essencial do tratamento da gravidez psicológica. É importante criar um ambiente seguro, para que a mulher sinta que é amada mesmo sem ter um bebê. Sessões de terapia com psicólogo também podem úteis para enfrentar a situação.

Se você conhece alguém que está passando por uma gravidez psicológica, tenha paciência e procure ajudar da melhor forma possível. Fica a dica!

Até o próximo artigo!

    1. Dgomes May 25, 2018

    Add Your Comment