Massagens para bebês: aprenda a Shantala, a mais famosa

Um recém-nascido calmo e sem cólica fica ainda mais fofo, não é mesmo? Para completar o bem-estar do seu filho, existem as massagens para bebês.

São técnicas que proporcionam tranquilidade, estimulam o desenvolvimento do seu pequeno e o vínculo com ele. A Shantala é a mais conhecida entre as massagens para bebês.

Antes de iniciar, deixe por perto um pouco de óleo vegetal, pois ele facilita os movimentos é melhor absorvido. Veja o passo a passo:

1. Sente-se e estique as pernas para frente; deite o bebê sobre elas. Esfregue uma mão na outra no alto da sua cabeça. A Shantala começa com uma limpeza energética. Além da fricção que aquece as mãos, inspire e pense em energia positiva para a criança.

2. Leve as mãos formando um triângulo até o peito do bebê, mantendo um palmo de distância. Separe as mãos e contorne o corpo dele, sem tocar, e expire.

Depois de cada volta, balance as mãos, como se estivessem molhadas. Repita o procedimento três vezes, sem tirar o foco da respiração.

3. Passe umas gotinhas do óleo vegetal em suas mãos e esfregue-as. E aplique o produto toda vez que começar essa massagem para bebê em uma nova parte do corpo, menos no rosto.

4. Mantenha os dedos unidos e as mãos relaxadas; posicione-as no centro do peito da criança. Em movimento horizontal, deslize sua mão esquerda até a axila do mesmo lado – enquanto faz a mesma manobra à direita.

5. Volte para o centro do peito do nenê e, agora, encerre em cada ombro dele.

6. Retorne ao centro do peito, eleve uma mão por vez formando um “X” até o final do ombro. Permita que seus dedos alcancem a parte inferior da orelha dele.

Um detalhe importante: quando forem movimentos alternados, comece pelo lado esquerdo, que é o mais receptivo.

7. Crie um círculo com as suas mãos, imitando um bracelete. Com uma delas, pegue o pulso do bebê. Ao mesmo tempo, a outra mão vai encontrar a que está segurando o pulso, saindo do ombro.

Ao encontro delas, alterne-as, e prossiga a manobra como se o bracinho fosse uma corda que você puxa para escalar uma parede, por exemplo.

8. Faça uma torsão leve, um movimento de rosca, com as duas mãos, a partir do ombro e seguindo até o pulso do baby.

9. Coloque a mãozinha dele (com a palma para cima) em uma das suas. Com o polegar da outra mão, massageie a do bebê partindo do pulso e terminando nas pontas dos dedinhos.

10. Prossiga a Shantala deslizando sua mão espalmada – e dedos juntos – por toda a mão do pequeno.

massagens-para-bebes

11. Pressione com delicadeza os dedos dele, um por um, iniciando pelo polegar.

12. Forme uma concha com suas mãos e, da base das costelas até o começo dos genitais da criança, faça o movimento. Entre todas as técnicas de massagens para bebê, esta é uma das mais eficazes para aliviar as dores de cólicas.

13. Pegue as pernas do seu filho e segure-as no alto; massageie a região abdominal dele com seu antebraço. Refaça o mesmo movimento com as mãos.

14. Faça um círculo com as suas mãos; segure o tornozelo da criança com uma delas. A outra mão vem de encontro a esta que sustenta o tornozelo, saindo da virilha. Ao encontro delas, alterne as mãos e prossiga o movimento, tal qual o passo 7.

15. Apoie o pezinho dele em uma das suas mãos; o polegar da outra deve deslizar e massagear a sola do pé da criança.

16. Com a mão espalmada e os dedos juntos ao longo do pé do bebê, deslize pela sola e peito do pé do pequeno.

17. Pressione com delicadeza os dedinhos dos pés dele, um a um.

E está terminada esta que é uma das massagens para bebês mais eficazes e fáceis! Aproveite você também…

Até breve!