O bebê vai crescendo e uma dúvida aparentemente boba começa a surgir na cabeça de muitas mamães de primeira viagem: quando mudar o tamanho da fralda. Você sabe? Se ainda não, fique ligada no post de hoje para não errar na escolha e deixar seu filhote sempre confortável.
Em geral, é preciso trocar o tamanho da fralda por dois motivos: a atual começa a ter fugas ou a apertar as perninhas. Portanto, é bom experimentar um tamanho acima.
- Leia também: Dicas para desfraldar bebês e crianças
Se perceber que ainda não serve, não se preocupe, pois o pacote não será perdido. Mais ou cedo ou mais tarde, a criança precisará de um número maior. Não será um dinheiro perdido!
É importante também perceber as diferenças de tamanhos entre as marcas. Algumas mães costumam variar os tipos de fraldas descartáveis para comparar melhor a qualidade e o tamanho de uma para outra. E chegam inclusive a usar várias marcas ao mesmo tempo.
Assim, são capazes de definir com mais clareza quando mudar o tamanho da fralda e, ainda, qual tem a absorção ideal, o preço mais em conta e qual é a mais adaptável ao corpo do neném.
Falando de uma forma geral, as fraldas descartáveis de hoje têm um histórico grande de uso. São décadas de evolução na segurança e outros quesitos em relação aos primeiros produtos. Com direito a pesquisas que mostram os benefícios das fraldas superabsorventes modernas.
Entre as vantagens, estão: melhora da saúde da pele e redução do excesso de umidade devido a elementos como o gel superabsorvente. Este item ajuda a reter o xixi e mantem a umidade longe da pele delicada do bebê, ou seja, auxilia na prevenção das desagradáveis assaduras.
Para não ter erro na hora de mudar o tamanho da fralda, é bom seguir as instruções de peso que estão descritas em cada pacote. Já que, além das suas dúvidas naturais, ainda existe a questão da diferença de ‘padronagem’ entre uma marca e outra.
As próprias instruções dos fabricantes ajudam a decidir o tamanho perfeito em cada fase do crescimento da criança.
Agora que você já sabe quando mudar o tamanho da fralda do seu baby, que tal reforçar os cuidados ao trocar a peça? Dá uma olhada no passo a passo:
- Prepare tudo no trocador antes de tirar a fralda do bebê. Organize de forma prática o sabonete ou lenço umedecido, água, fralda descartável e de pano, além de pomada contra assadura.
- Remova a fralda suja e dobre-a, como se quisesse fechá-la; deixe a fralda embaixo do bumbum do seu filho, para evitar sujar o trocador com as fezes ou o restinho de pomada.
- Passe algodão embebido em água morna para limpar os resíduos de urina e fezes. Pediatras e dermatologistas recomendam os produtos, porque não provocam irritação.
Mas se a criança não for alérgica, o lenço umedecido também pode ser utilizado, especialmente quando estiver fora de casa. - O ideal é fazer a limpeza sempre no sentido dos genitais para trás, seja menino ou menina. Isso evita a contaminação por fezes, principalmente nas meninas.
- É importante limpar tudo, e por completo: fezes, urina e resíduos de pomadas, toda vez que trocar a fralda. Mas nada de friccionar muito a pele do bebê.
- Seque bem as dobrinhas da criança usando uma toalha macia.
- Aplique uma camada leve de pomada contra assaduras na virilha, nas dobrinhas, genitais e no bumbum. Prefira produtos testados dermatologicamente e que sejam fáceis de passar e remover.
- Coloque a fralda limpa e feche, sem apertar ou afrouxar demais.
Como você já sabe quando mudar o tamanho da fralda do seu filho, com certeza, cada troca será ainda mais fácil.
Até o próximo post com mais dicas!