Não consegue engravidar? Veja as principais razões

Em média, 85% das mulheres engravidam no período de um ano de tentativas. Porém, infelizmente, algumas têm mais obstáculos pelo caminho. E hoje você vai conferir as principais razões para não engravidar. Veja:

Distúrbios hormonais

Eles prejudicam a ovulação e são apontados pelos médicos como as principais causas da infertilidade feminina.

Síndrome dos ovários policísticos

Além dos temidos distúrbios hormonais, a síndrome dos ovários policísticos também pode comprometer a tão sonhada gravidez.

A síndrome é responsável pela infertilidade de três em cada quatro mulheres. Seus sintomas são: irregularidade na menstruação, pele oleosa, acne, obesidade e cólicas.

Endometriose

Outro fantasma da reprodução, a endometriose causa dores durante a relação sexual e dificuldade de urinar.

Mioma

É um tipo de tumor benigno que se forma no útero, e pode aparecer em mulheres com idade entre 30 e 40 anos.

Infertilidade do parceiro

É claro que nem sempre o problema está no corpo ou, como você vai ver a seguir, na cabeça da futura mamãe.

A fecundação pode ser impedida caso o marido seja afetado por: caxumba; sífilis e gonorreia, entre outras doenças sexualmente transmissíveis; e varicocele – varizes na região dos testículos.

Ansiedade

A ansiedade costuma subir bastante quando o casal resolve ter um filho. E o excesso desse fator emocional afeta muito a mulher – nem preciso dizer os porquês, não é verdade?

Quanto mais desejada a gestação, mais pensamentos a respeito. De repente, tudo passa a girar em torno do tema.

A questão é que nem todo pensamento tem objetividade, isto é, os sentimentos ficam à flor da pele antes mesmo da concepção propriamente dita.

Você tem medo de quê?

Os medos são vilões da fertilidade. E eles são muitos: de o filho nascer com problema de saúde; da dor; do parto; das mudanças no corpo e no relacionamento com o parceiro; da violência e das drogas, entre outros problemas mundiais.

O receio de não dar conta das necessidades da criança e de a maternidade afetar o trabalho também prejudica o lado emocional e, portanto, a fertilidade feminina.

Culpa

Geralmente, quem recusou fortemente a maternidade por um longo tempo tende a achar, ainda que inconscientemente, que não merece engravidar. O mesmo vale para quem fez abortos.

Traumas infantis

Mulheres vítimas de abandono, maus-tratos e outras formas de traumas enfrentadas nos primeiros anos de vida têm grande possibilidade de ficar mais inseguras quanto à ideia de assumir o papel materno.

Não consegue engravidar? Saiba como superar os obstáculos

Tira o foco da gravidez ajuda – e muito! Parece impossível, mas não é. Tente relaxar, aproveitar sem medo os momentos íntimos com seu parceiro.

Outra dica é dedicar suas atenções a um trabalho voluntário ou um hobby, por exemplo.
Se não for aumentar ainda mais sua ansiedade, ofereça-se para cuidar de alguma criança da família ou de amigos.

Ocupar a mente, ter uma “válvula de escape” funciona melhor do que você pode pensar. O segredo é sentir-se útil, e deixar a natureza fazer a parte dela.

Se for preciso, busque ajuda psicológica. Um terapeuta é capaz de visualizar até aqueles bloqueios que tentamos esconder de nós mesmos, ou os que julgávamos ter superado. A ideia é reprogramar a cabeça!

Sobre as questões físicas que impedem a gravidez, existem diversos tipos de tratamentos atualmente. Eles revertem os problemas por meio de medicamentos ou cirurgias, como o remédio que estimula a ovulação.

Já as técnicas de reprodução assistida renovam as esperanças de muita gente que não consegue gerar uma criança de forma espontânea.

A fertilização in vitro, por exemplo, é feita com a coleta dos óvulos da futura mamãe e a fecundação com o esperma, em laboratório.

Na inseminação intrauterina, o especialista colhe o esperma, que é injetado diretamente no útero, dentro dos óvulos estimulados por medicamentos.

Se você não consegue engravidar, que tal refletir sobre as razões acima e dar uma passadinha no médico para tirar suas dúvidas? Aproveite as evoluções científicas e aumente as chances de realizar seu sonho.

Sucesso, e até breve!