Nidação: saiba o que é e quando acontece

Há quem confunda Nidação com sinal de menstruação. Mas não é… Na verdade, é quando o zigoto (óvulo fecundado) é fixado ao útero. Ou seja, dentro de aproximadamente 9 meses você terá um bebê.

O óvulo é fecundado na trompa de Falópio pelo espermatozoide. Depois, segue viagem de 5 dias até o útero; chegando ao endométrio, a camada interna do órgão, ocorre a Nidação. E começa uma nova fase…

Mas não estranhe se eu disser que pode não haver sangramento ou sinal algum quando ela acontece. Cerca de 30% das gestantes não apresentam sangramento nesta fase.

No geral, os sintomas surgem principalmente em mulheres mais sensíveis aos sinais do corpo (ou será que surgem nas outras, mas elas não percebem?).

Bem, o fato é que após a ovulação, o nível de progesterona sobe e chega a produzir sintomas parecidos com os da gravidez. Mas os sintomas da Nidação podem ser diferentes destes, pelo menos dos mais típicos.

Geralmente, os indícios aparecem entre 7 e 15 dias após o período fértil – se, primeiro, o espermatozoide fecundou o óvulo e, segundo, se o zigoto teve sucesso em sua aderência ao endométrio, claro.

Quando o zigoto se fixa ao útero, o organismo emite sinais de que alguma coisa nova está acontecendo; algo mudou no corpo feminino. Um verdadeiro mistério que o artigo de hoje quer ajudar você a desvendar. Confira os sintomas mais comuns na Nidação:

sintomas-de-nidacao

• Pequenos sangramentos de cor amarronzada ou rosada;
• Em alguns casos, acontece um sangramento aguado e discreto;
• O sangramento da Nidação dura no máximo 3 dias;
• Não há fluxo de cor viva, muito menos intenso;
• O sangramento é notado somente no papel higiênico; suja levemente a calcinha ou absorvente;
• Cólicas semelhantes às menstruais;
• Pontadas leves no baixo-ventre.

A estimativa é que, a cada 3 óvulos fecundados, apenas 1 é bem-sucedido na implantação no endométrio, a membrana mucosa que reveste a parede uterina.

Quando não houve óvulo fecundado ou quando a Nidação não dá certo, acontece a famosa descamação do endométrio, a menstruação.

Se aparecer um sangramento intenso, é sinal que a sua menstruação chegou. No entanto, em caso de dor, desconforto ou sangramento escuro e incompatível com o período menstrual, é importante procurar um médico. Ele poderá avaliar se é uma gravidez ectópica ou abortamento.

A mulher pode até não ter (ou não perceber) os sintomas da Nidação. Porém, não existe gravidez sem ela. É uma fase imprescindível.

Depois do implante do óvulo fecundado no útero, o organismo começa a produzir o hormônio Beta- hCG, aquele que é identificado nos testes de gravidez.

Por isso, se você desconfiar que está passando por uma Nidação, aguarde o sangramento parar e, 5 dias depois, já pode fazer um teste de farmácia que seja sensível ao Beta-hCG. O farmacêutico poderá ajudar neste sentido, indicando o produto adequado.

Quanto ao exame de sangue Beta-hCG quantitativo, é preciso esperar 2 dias de atraso menstrual.

Outro aspecto ligado ao tema Nidação é o sangramento do meio do ciclo. Um sangramento 15, 20 dias após a menstruação pode não ser Nidação e, sim, ovulação. Na maioria das vezes é mesmo!

Nem todo sangramento marrom e em pouca quantidade é de implantação do zigoto. O sangramento considerado de Nidação é somente aquele em que, depois de cessar, o teste dá positivo, como eu disse lá em cima.

Um fator que costuma atrapalhar a Nidação é a ansiedade. Quem está tentando ter um bebê sabe bem o que é isso. Portanto, tente ficar calma para que tudo aconteça mais rápido.

Boa sorte e até a próxima!

    1. Juliana August 23, 2017
    2. Ju September 20, 2017
    3. Thallyta senna January 11, 2018

    Add Your Comment