Período fértil: Saiba qual o melhor dia para engravidar

Nosso organismo tem um ritmo próprio, e bastante complexo. Mas, quando nós sabemos como ele funciona, fica mais fácil planejar uma gravidez, por exemplo.

Para dar uma forcinha à natureza e ao seu projeto maternidade, hoje eu vou mostrar como calcular o período fértil. Saiba qual o melhor dia para engravidar:

  • Primeiro, é preciso entender que a concepção ocorre sempre no meio do ciclo, isto é, em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias. Saber disso é fundamental para calcular o período fértil.
  • A partir do primeiro dia da sua última menstruação, conte 14 dias. A ovulação acontece geralmente entre três dias antes e três dias depois da data estipulada na sua contagem. Ou seja, é o que chamamos de período fértil da mulher.
  • Para um ciclo menstrual regular de 26 dias, subtraia 1 dia (o 13º dia do ciclo será seu dia fértil mais provável); já no ciclo regular de 30 dias, adicione 1 dia (considere o 15º dia do ciclo o seu dia mais favorável).

Para gerar o seu tão sonhado baby, mantenha um bom ritmo nas relações com seu parceiro dentro do período encontrado. Quanto mais perto do dia calculado, no geral o 14º dia, mais chances de engravidar.

Fácil, não é mesmo? Porém, quando o ciclo menstrual não é regular, fica mais difícil calcular, saber o melhor dia para engravidar.

A conta do período fértil no ciclo desregrado costuma causar dor de cabeça tanto na mulher que está tentando engravidar quanto naquela que precisa evitar uma gestação. O motivo é bastante simples: a menstruação não vem sempre no mesmo período.

Mesmo assim, ainda é possível minimizar a confusão. Uma maneira de calcular o período fértil em ciclo irregular é tomar nota durante um ano do tempo de duração de cada ciclo. Depois, é só subtrair 18 dias do ciclo mais curto e 11 dias do mais longo.

Veja um exemplo para facilitar: se o seu ciclo mais curto é de 22 dias e o mais extenso é de 28, então, fica assim: 22 – 18 = 4; 28 – 11 = 17. Portanto, o período fértil provavelmente será entre o 4º e o 17º dias do ciclo.

Outro jeito de saber o dia perfeito para engravidar em caso de ciclo inconstante é o teste de ovulação, que é comprado em farmácia. Além disso, fique de olho naquele corrimento transparente, semelhante à clara de ovo, um dos sinais do período fértil.

Vale a pena lembrar que, se o seu caso é prevenir uma gravidez, o cálculo do período fértil, também conhecido como tabelinha, não é indicado. É importante usar camisinha e/ou pílula anticoncepcional, entre outros contraceptivos mais seguros.

Passo a passo da fertilidade: aprenda a calcular o melhor dia para engravidar

  • Pegue um calendário, papel e caneta (com o calendário, é mais fácil visualizar).
  • Anote o primeiro dia da sua menstruação, ou seja, o dia que ela desceu, pois ele corresponde ao dia 1, o 1º dia do ciclo.
  • A partir do dia 1, conte até chegar ao dia 14, ou 14º dia do ciclo.
  • O 14º dia do ciclo é, em tese, o seu dia mais importante, o top em probabilidade de engravidar.
  • Quanto ao período fértil, é só anotar no calendário três dias antes e três dias depois. Isso significa que seu período ideal será entre o 11º dia o 17º dia do ciclo menstrual.

Agora, se a matemática não é a sua praia, saiba que hoje a tecnologia ajuda você a saber qual o melhor dia para engravidar. É a calculadora do período fértil, encontrada facilmente na internet. Basta inserir os seus dados, esperar a resposta e programar melhor sua gravidez.

Boa sorte, e até o próximo artigo!