Tabela do sono: saiba quantas horas seu filho deve dormir

Em geral, um adulto precisa dormir pelo menos 8 horas diariamente para restaurar as energias. E uma criança? você sabe quanto tempo de sono o seu filho necessita para ter um bom desenvolvimento físico e mental?

Pois saiba que o tema envolve estudos que, por sua vez, geram regras básicas sobre a quantidade média de sono para crianças. Ela depende da idade, mas não é só isso…

Assim como nós, crescidinhos, cada pequenino tem sua necessidade específica de descanso. Uns precisam dormir mais que outros. A diferença pode ser bastante acentuada, em função da personalidade e do organismo do menino ou menina.

Tabela de Sono das Crianças

• 1 mês: 8h30min durante a noite; 7h durante o dia; 15h30min no total.
• 3 meses: 10h durante a noite; 5h durante o dia; 15h no total.
• 6 meses: 11h durante a noite; 3h45min durante o dia; 14h45min no total.
• 9 meses: 11h durante a noite; 3h durante o dia; 14h no total.
• 12 meses: 11h15min durante a noite; 2h30min durante o dia; 13h15min no total.
• 18 meses: 11h15min durante a noite; 2h15min durante o dia; 13h30min no total.
• 2 anos: 11h durante a noite; 2h durante o dia; 13h no total.
• 3 anos: 10h30min durante a noite; 1h30min durante o dia; 12h no total.

Saiba mais sobre o sono do seu filho

Caso seu filho se recuse a ir para cama antes das 23 horas, isso não quer dizer que ele não precise tanto assim de sono. Para saber se ele está dormindo o suficiente, pense no seguinte:

• Ele/ela sempre adormece quando anda de carro?
• Você tem que acordar seu filho praticamente todo dia de manhã?
• Durante o dia, a criança fica irritada, nervosa e manhosa?
• Em algumas noites, seu filho “desaba” na cama muito mais cedo que o horário habitual?

Bem, se você disse “sim” a qualquer uma das questões, é provável que a criança esteja dormindo menos do que deveria ou do que ela precisa.

E não custa lembrar que dormir bem é sinônimo de saúde para o bebê. Portanto, os pais precisam criar uma rotina agradável naquele momento que antecede a ida para a cama.

O sono ideal de uma criança depende de vários fatores. Entre eles, boa alimentação, boa higiene, ambiente cômodo (nada ao redor deve incomodar) e tranquilo, ausência de febre ou qualquer sinal de mal-estar.

Embora a quantidade de horas possa variar de acordo com a criança, uma coisa funciona para todas: elas precisam dormir bem para poder crescer.

A frase é batida, mas pode acreditar que é verdade, principalmente porque durante a noite o hormônio do crescimento é liberado. Quem descansa pouco geralmente cresce menos.

bebe-dormindo

Confira dicas para criar o hábito de dormir bem:

• Estabeleça regras noturnas. Por exemplo, a hora do banho com água morninha, seguida de pijama confortável e divertido;

• Silêncio ao redor do quarto e luz ambiente;

• Temas refletidos na parede são interessantes. Estrelas, foguetes ou peixes, típicos de luminárias para crianças são excelentes;

• Reduza as atividades físicas e brincadeiras agitadas que possam atrapalhar o sono. Entre no clima relax deitando com seu filho em uma poltrona confortável;

• Recorra aos bons e velhos contos de fadas. Leia uma história ao pé da cama, de preferência uma que seu filho ajudou a escolher;

• Música clássica ou canção de ninar também trazem resultados bacanas, mas é preciso manter o volume no mínimo, ok?

Atualmente, bebês e crianças têm descansado menos que o recomendado. E os pais sabem disso.

É o que revela estudo recente realizado pela Revista Crescer. A pesquisa mostra, por exemplo, que só 9% das crianças entre 1 e 2 anos dormem a quantidade recomendada pelos pediatras. Ou seja, 13 horas por dia.

Existem tantas técnicas e livros sobre o sono das crianças, porém, nenhum deles funciona se pai e mãe ficarem desesperados na hora de colocar o pequeno para dormir.

Outro detalhe que faz diferença é observar como é o estilo da criança, descobrir suas necessidades e criar a rotina adequada a ela, mantendo o hábito de deitar sempre no mesmo horário.

Assim, seu filho poderá ter bons sonhos e um crescimento nota 10.

Saúde! Até breve!