Tabelinha para engravidar: Saiba o que é e como fazer

A tabelinha para engravidar nada mais é do que um método de descobrir o período fértil e, assim, aumentar as chances de ter um bebê. Se a sua menstruação tem um ciclo de 28 dias e é certinha, veja como aproveitar o recurso para acelerar seu projeto mamãe em 2016:

  • Anote em um calendário a data na qual a menstruação desceu, ou seja, o 1º dia do ciclo;
  • Conte 14 dias a partir da data encontrada – e você chegará ao 14º dia do ciclo menstrual. Ele é considerado o mais importante, aquele no qual terá mais probabilidade de engravidar;
  • Para saber o período fértil, é simples: anote os três dias antes e três dias depois do 14º dia, isto é, seu período ideal será entre o 11º dia o 17º dia.

Se preferir, você ainda pode contar com ajuda extra da tecnologia, graças aos inúmeros aplicativos para celular e outros dispositivos eletrônicos. É só baixar os apps, inserir as informações solicitadas e o programa mostra em qual período os futuros papai e mamãe devem caprichar no amor.

Há quem considere o período fértil somente dois dias antes até dois dias depois do 14º dia – o que dá um total de 5 dias de capacidade reprodutiva a todo vapor. De qualquer forma, já é uma boa margem.

Lembrando que esse período existe porque devido a situações como o estresse e as alterações hormonais, entre outros fatores, o tal dia D (14º) pode variar. Mas o método tabelinha funciona, sim! Especialmente nas mulheres com ciclo menstrual regular.

Se entre aquelas que têm a menstruação praticamente com a pontualidade britânica o cálculo do dia fértil pode sofrer variações, imagine entre as que têm dificuldade em saber quando sua próxima menstruação virá…

Um ciclo muito variável, portanto, torna o processo mais complicado, pelo desafio que é descobrir o período fértil. Porém, nada é impossível, ok? Um teste de ovulação, vendido em farmácia, pode ser o aliado de quem não consegue usar a tabelinha para engravidar mais rápido.

Mas, se você não menstrua do jeito “ideal” e, ainda assim, prefere contar com a tabelinha para ficar grávida, a dica é anotar por um ano, mês a mês, o tempo de duração de cada ciclo. Aí, é só subtrair 18 dias do mais curto e 11 dias do ciclo mais longo para achar o provável período fértil.

Considerações finais sobre a tabelinha para engravidar

A chance de um casal perfeitamente normal gerar um bebê é de aproximadamente 20% a cada mês.

É natural que a ansiedade tome conta do casal, principalmente da mulher, a partir do momento no qual os dois decidem que está na hora de ter um filho.

É claro que a mulher não engravida “de uma hora para outra”, e o tempo de espera varia conforme o caso, o organismo e as medidas que possam ser tomadas para acelerar a fecundação. A tabelinha para engravidar é uma delas.

A tabela de fertilidade é uma espécie de calculadora de ovulação, servindo para indicar o período em que a mulher está ovulando e que, portanto, está mais propícia a engravidar.

Com ou sem tabelinha para ficar grávida, vale a pena também manter a rotina ginecológica em dia, cuidar da alimentação e do corpo como um todo, além de suspender o tabagismo e outros hábitos prejudiciais. A sua saúde e a do futuro baby agradecem.

Cuide-se, e até breve com mais dicas!