Dicas para viajar grávida com segurança e conforto

Gestação não é doença, todo mundo sabe. Mas dicas para viajar grávida proporcionam tranquilidade em um momento tão especial e cheio de mudanças físicas e emocionais. Dá uma olhada nas sugestões para deixar o seu roteiro mais agradável:

  • Reserve tudo o que puder reservar com antecedência. Reduz o estresse e a ansiedade cuidar, ter planejamento quanto a quartos de hotéis, passeios, refeições especiais, assentos no avião etc.

Em muitos países, como os Estados Unidos, grávidas não têm direito a filas preferenciais. Então, compre online todos os ingressos para atrações e museus. A internet facilita bastante as coisas hoje em dia.
Aproveite!

  • Reserve mesas em restaurantes também, e tenha sempre alguns lanchinhos na bolsa.
  • Durante a viagem, beba muita água, o dia inteiro, principalmente se estiver em lugar mais ensolarado.
  • Cheque as regras da companhia aérea em relação ao limite de tempo da gravidez para poder embarcar.
  • Ao comprar passagem aérea, dê preferência ao corredor, para que possa de vez em quando esticar as pernas, além de facilitar as diversas idas ao banheiro.

O corpo da mulher passa por constantes adaptações durante a gravidez. Acontece o aumento da circulação sanguínea (em até 50%), e os órgãos se acomodam para que o bebê possa crescer direitinho. A bexiga é um deles. Por isso, futuras mamães têm mais vontade de urinar.

  • Inclua no seu planejamento informações sobre possíveis vacinas a serem tomadas, dependo do lugar para onde está indo. O ideal mesmo é ser vacinada três meses antes de engravidar, mas se não foi possível, converse com seu médico e tome as providências.
  • Peça ao seu obstetra um atestado de que está grávida (se a viagem for para fora do Brasil, em inglês). E lembre-se de fazer um bom seguro para caso de emergência.
  • Se for de avião, ônibus ou trem, pense no trânsito ou outro fator preocupante que poderá reduzir sua energia e humor até a chegada ao aeroporto ou estação. Evite sair de casa em cima da hora.
  • Pegue leve na bagagem, literalmente. Tente levar só que puder carregar. Caso contrário, use malas com rodinhas ou coloque-as no carrinho o quanto antes.
  • Na hora de encarar filas enormes e/ou atrasos, respire fundo e considere tudo como uma dificuldade passageira (foi sem querer o trocadilho…) até chegar ao momento de relaxamento e prazer. Um bom livro ou a sua música preferida ajudam a passar o tempo.

O foco é garantir seu bom humor, mesmo que os hormônios tentem ‘dizer’ para você chorar, gritar e fugir dali.

  • Poupe sua energia, ainda que esteja com um bom pique e esbanjando saúde, descanse durante a viagem; relaxe, levante as pernas para favorecer a circulação, durma um pouco depois do almoço.

São formas de garantir bem-estar e prazer durante todo o passeio.

  • Pernas e pés merecem atenção especial nas dicas para viajar grávida. Ficar muito tempo sentada pode provocar inchaço e câimbra. Ao viajar de carro, pare a cada hora para dar uma caminhada e esticar bem as pernas.

No avião, trem ou ônibus, não hesite em colocar os pés para cima se tiver um assento vazio ao seu lado. E use sapatos confortáveis, sempre! Provavelmente, seus pés incharão de qualquer forma, então prefira modelos largos, com espaço para acomodar a mudança.

  • Use sempre o cinto de segurança, ajustando-o abaixo da barriga, nunca por cima.
  • Leve na bolsa de bordo um lubrificante nasal em gel ou soro, pois o ar do avião é muito seco e cheio de impurezas.

Espero que as dicas para viajar grávida ajudem você a aproveitar bem todos os momentos, e a se divertir enquanto espera a chegada do bebê. Você merece!

Boa viagem, e até breve!